The Dark Side of the Moon: 40 anos de história visual

1

De 24 de março 1973 até hoje foram vendidas mais de 50 milhões de cópias do disco.

Para a gente se entender melhor e ficar no mesmo clima, sugiro que você desligue o que estiver ouvindo e dê um play aqui em baixo:


Certo. Agora podemos começar.
O The Dark Side of the Moon comemora 40 anos de lançamento hoje. Não vamos discutir o quanto você gosta ou detesta o som, deixemos isso para os críticos tediosos. O grande lance aqui é desvendar a história por trás dessa que é uma das capas mais conhecidas da história do rock. E depois disso daremos um passeio por tudo o que veio depois da obra criada pelo gigantesco Storm Thorgerson.

Sobre a criação da capa, Storm conta:

“Eu ouvi um pouco no estúdio e não tinha muito a dizer sobre a música. Normalmente eu gosto e apenas absorvo. E mesmo se tivesse algo a dizer, ele interrompiam: ‘Pelo amor de Deus, Storm. Não prejudique a nossa música.’ Então eu nunca dizia nada sobre o som. O meu trabalho era reinterpretá-lo. Por isso, não importa o que eu penso, importa o que sai na outra extremidade. O Dark Side seria sobre a loucura das letras e sobre algo que Rick me disse:

– A gente pode não ter uma das suas fotos engraçadinhas dessa vez, Storm?
– O que você quer dizer? Isso é o que eu faço, fotos.
– Que tal uma mudança?
– Mas eu não faço gráficos.
– Bem, que tal um desafio?”

“O triângulo é símbolo do pensamento e da ambição, que eram assuntos recorrentes nas letras de Roger (Waters).”

Storm, em comemoração aos 40 anos, fez uma série de releituras da própria obra, disponíveis para download em grande formato. Olha só:

Thorgenson continua: “O prisma foi uma consequência do triângulo. Ele celebra o show de luzes dos concertos do Floyd. O prisma é próprio Pink Floyd.”

Storm confirmou nessa mesma entrevista à revista Rolling Stone, a lenda de que uma das primeiras versões da capa exibia o Surfista Prateado , personagem de uma HQ da Marvel. “Sim, uma versão fotográfica, mas eles recusaram.” (ufa)

2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
23
24
25
26
27
28
29
30
31 32 33
34
35
36
37

Deixe um comentário

